quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Hospital regional tem verba federal para 2012


A construção de um hospital regional foi o assunto abordado, durante a reunião da Associação dos Legislativos do Vale do Sinos e Paranhana (Alsipa), entidade que sou tesoureiro. O encontro contou com o convidado Fernando Martins, engenheiro chefe do Hospital de Clínicas, que destacou a disponibilidade de verba federal em 2012 para a construção do hospital.

Ressaltei que um hospital regional seria importante para facilitar o transporte dos pacientes, que hoje sofrem com o vaivém até a Capital em busca de especialidades que não estão disponíveis na região. Estamos trabalhando um projeto macro, isso demonstra que o trabalho do vereador transcende o bairro, a localidade, vai atender aos interesses de toda sua região, afirmei.

Segundo o engenheiro Fernando Martins, a União dispõe de recursos para a instalação de hospitais pólos, como o reivindicado pela Alsipa, porém faltam bons projetos, que integrem tecnologia e sejam adequados à residência multidisciplinar. “A ideia é fazer com que os profissionais das universidades façam a residência, mesmo que a unidade escolar fique distante ou em outro estado”, revelou. O foco, conforme o engenheiro, é que o espaço ofereça capacitação dos profissionais com qualidade.

Martins informou que o prédio sugerido pela Alsipa, com 400 leitos, deve custar cerca de R$ 180 milhões. “O governo federal tem interesse em investir e terminar com a ambulanciaterapia. Porque hoje temos, no Brasil, mais médicos por paciente do que determina a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém eles estão centralizados em capitais ou onde há melhor estrutura para exercer a profissão”, argumentou o engenheiro.

Martins é engenheiro com mestrado e doutorado em Medicina, atua no Clínicas há 11 anos e também é consultor do Ministério da Educação, conselheiro do CREA-RS e integra o programa de recuperação dos hospitais federais universitários.

O encontro ocorreu na sala dos ex-presidentes da Câmara de São Leopoldo na noite desta quinta-feira, 22 de dezembro, reunindo representantes de Sapiranda e os vereadores de São Leopoldo Henrique Prieto (PP), Ary Moura (PDT) e Nestor Schwertner (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário